ATIVIDADES E AÇÕES
EM DESENVOLVIMENTO

Caminhos da Pesquisa 2.0 - ENSINO/PESQUISA

Iniciou-se esta ação em 2021, com o objetivo de promover uma formação ampla aos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, bem como, suprir carências do planejamento curricular da instituição, estimulando a inovação no debate acadêmico, esta ação pretende fomentar o desenvolvimento de pesquisas na universidade, bem como preencher lacunas do currículo dos cursos de graduação aos quais o grupo se direciona, condizentes, especificamente, com os caminhos para se realizar uma pesquisa científica.  

PeriferiArte - ENSINO/EXTENSÃO

A Marginalização é um conceito da sociologia que está relacionado com a exclusão seja social, cultural, política, econômica. O processo de marginalização ocorre por diversos fatores e intensificam as desigualdades sociais, no entanto, vale se atentar que os indivíduos que compõem o conjunto dos marginalizados não escolhem tal posição e, na maioria das vezes, sofrem hostilidades, discriminações, preconceitos e violência que causam diversos problemas à sua vida. Assim, as pessoas marginalizadas são afastadas da sociedade e estão fora de diversos contextos sociais, culturais, políticos ou econômicos. São exemplos de pessoas que podem ser marginalizadas: pobres, desempregados, homossexuais, travestis, imigrantes, negros, deficientes, idosos, dentre outros. Na tentativa de oportunizar espaços de criação e expressão para adolescentes de comunidades periféricas para combater ou minimizar o impacto de possível marginalização, propõem-se esta atividade. Primando pela discussão da diversidade de raça, gênero, deficiência, etc.

Participação em eventos do PET - INTERPET, ECOPET, ENAPET - ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO

Os encontros Locais, Regionais e Nacionais do PET são eventos preparados para o cumprimento dos principais propósitos da Educação Tutorial: inovar e disseminar as iniciativas de excelência alcançadas pelos grupos PET.  Considerando que uma das exigências do programa é que o aluno apresente um trabalho em um evento por ano, o PET Psicologia - Conexão de Saberes pretende se organizar para participar dos eventos, para além do cumprimento desta exigência, mas para contribuir com a formação política e crítica do petiano, além de ser um momento importante para o envolvimento e engajamento em comissões como o Mobiliza PET, dentre outras.

De olho na PSI - ENSINO/EXTENSÃO

O quadro "De olho na PSI" pretende abordar o planejamento de carreira. Considerando que há uma defasagem de debates relacionados ao processo de inserção ao mercado de trabalho durante a graduação, o grupo PET Psicologia Conexão de Saberes pretende oportunizar aos discentes a possibilidade de se programar de forma gradual a se inserir de forma planejada no mercado de trabalho.

Conhecimento, atitudes e percepção de risco de universitários frente ao HIV/AIDS   - PESQUISA COLETIVA

A proposta se justifica considerando o número de estudantes que relatou adotar medidas preventivas corretas para a AIDS e DSTs foi bem abaixo do esperado. Os universitários apresentam ainda dúvidas sobre AIDS que podem refletir no seu comportamento social, o que propicia o surgimento de preconceitos e riscos de infecção. Além de que nos últimos anos, os casos positivos aumentaram mais que 80% em Dourados. Dados do Programa Infecções Sexuais Transmissíveis (PIST) de Dourados, mostram que em 2019 o município já registrou 73 novos casos de HIV. Também será de interesse da presente proposta apontar aproximações e distanciamentos da temática com os universitários indígenas matriculados nos cursos da Faculdade de Ciências Humanas e Faculdade de Ciências da Saúde.

Recepção de Calouros - ENSINO/EXTENSÃO

Visando realizar ações de fortalecimento e visibilidade do PET e promover uma maior integração junto aos acadêmicos e professores dos cursos de graduação, justifica-se a continuidade desta atividade, que consiste em realizar divulgações do grupo em diferentes frentes, com engajamento de professores do curso, graduandos e pós-graduandos. Por conta da preocupação do ingresso dos calouros nesta modalidade remota que não favorece o estabelecimento de vínculos e engajamento com o curso. Experiência que se pretende manter para os próximos anos, como uma recepção estendida ao longo do semestre e não resumida apenas à primeira semana de aula.

Papo PETPsi - ENSINO

A ação PAPO PETPsi preconiza ofertar por meio de ferramentas como minicursos, oficinas e podcasts conteúdos informativos teóricos e/ou técnicos da área, bem como, transversais, favorecendo assim, a interdisciplinaridade. A ação pretende ser uma ferramenta de auxílio e complementar ao plano curricular da graduação.

PET na Escola - Saúde mental e fortalecimento de vínculos   - ENSINO/EXTENSÃO/PESQUISA

Continuando com as ações do projeto intitulado Escola, Família e Comunidade: realinhando valores e reestabelecendo relações, aprovado na Chamada FUNDECT/CNPq N° 013/2016 PET-MS, para 2022, com o retorno gradual das aulas presenciais, as atividades serão direcionadas aos alunos, basicamente, a partir de uma demanda apontada pela gestão da escola, a temática sobre perdas e luto, considerando as inúmeras perdas vivenciadas por eles.

Espaço Saúde / Saúde Mental - ENSINO/EXTENSÃO

Esta ação pretende cumprir duas funções. Primeiro, produzir conteúdo para campanhas específicas visando à transmissão de informações e a conscientização a respeito de saúde mental, saúde feminina, saúde masculina e outros. E também, realizar encontros periódicos para tratar especificamente da saúde mental dos integrantes do grupo, em que a tutora, em um primeiro momento, acolhe as demandas de possíveis sofrimentos e desconfortos dos membros do grupo, para, posteriormente, se necessário, solicitar apoio das psicólogas da assistência estudantil da instituição.

DivertePET - INTEGRAÇÃO

Desde 2020, as ações do DivertPET tem sido remota, com um grande esforço para pensar atividades nesta modalidade, mas espera-se que para 2022, seja possível retomar momentos de descontração, confraternização, com atividades lúdicas de modo presencial, com muito abraço e afeto.

Avaliação e autoavaliação do grupo

O grupo PET Psicologia Conexões de Saberes sempre realizou a avaliação e autoavaliação do grupo, no entanto, iniciou o cadastramento como atividade no planejamento anual do grupo desde 2020, para que fosse possível, em momentos de avaliação formal do grupo, os avaliadores identificarem com facilidade este elemento valorizado nos instrumentos avaliativos do programa. Consideramos esta ação como pertencente à tríade, pois a partir dela, novas ações são propostas, fragilidades são identificadas e estratégias de empoderamento são desenvolvidas, além de ser tema de trabalhos científicos apresentados pelo grupo.

PrETeando - ENSINO/PESQUISA

Considerando que no Manual de Orientações Básicas (MOB) do PET está previsto que o petiano aprenda refletindo por meio de discussões de cunho sociais (sócio-políticos e culturais) assim como, levando em consideração as demandas levantadas nos eventos do programa (INTERPET, ECOPET e ENAPET) em 2021, se reconhece a importância e necessidade da discussão sobre relações raciais no interior do programa e dos grupos, tanto para o exercício da cidadania quanto para a formação dos petianos.

Grupo de Estudos sobre Fronteira, Violência, Gênero - ENSINO

Nos últimos anos, o grupo PET Psicologia/Geografia/Ciências Sociais vem debatendo temas interdisciplinares importantes nos âmbitos local, regional, nacional e até internacional, temas que valorizam a fronteira, populações indígenas, racismo e antirracismo, violência de gênero, dentre outros. Este grupo de estudos propõe a continuidade do debate destas temáticas, dentre outras que a Psicologia e as Ciências Humanas vêm sendo convidada a debater e dialogar.

  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • Spotify