• Facebook
  • Instagram

ATIVIDADES E AÇÕES
EM DESENVOLVIMENTO

Conhecimento, atitudes e percepção de risco de universitários frente ao HIV/AIDS - PESQUISA

O número de estudantes universitários que tem adotado medidas preventivas corretas para a AIDS e DSTs é baixo e muitos ainda demonstram ter dúvidas sobre o assunto. Por ser uma doença que ainda não tem cura e sendo a prevenção o principal meio de combate à doença, é de suma importância a formulação de estratégias educativas/preventivas direcionadas à informação, esclarecimento e desenvolvimento de habilidades que atuem na mudança do comportamento.

Diante dos números de casos apresentados em Dourados, a pesquisa tem como objetivo avaliar o conhecimento, atitudes e percepção dos acadêmicos da área da saúde da UFGD frente a AIDS. Para isso, será utilizado um questionário estruturado, com perguntas abertas e fechadas. As questões se dividem em sete seções e será aplicado em um único encontro.

É esperado que com os resultados da pesquisa, exista apoio para a implementação de medidas preventivas e estratégias eficazes que atuem no conhecimento, comportamento e atitudes das pessoas perante a AIDS.

Avaliação e autoavaliação do grupo - ATIVIDADE

A avaliação e autoavaliação do grupo sempre foram atividades realizadas pelo grupo PET Psicologia Conexão de Saberes e pensando em facilitar os avaliadores a identificarem que o grupo realiza a avaliação e autoavaliação, optou-se por começar a cadastrar tal atividade a partir do planejamento anual de 2020. 
As reuniões acontecem uma vez ao mês, com duração aproximada de duas horas, em que são apresentadas as respostas, com o objetivo de sanar dúvidas e amenizar desconfortos pessoais e grupal. As perguntas pensadas coletivamente pelo grupo são, em seguida, transpostas para um formulário on-line, em que os petianos respondem anonimamente. Com isso, espera-se identificar os pontos fracos e fortes das ações para que seja possível implementar melhoras nas ações futuras. 

COR-AÇÃO - ENSINO/EXTENSÃO

O projeto é idealizado e coordenado pela petiana Maria Carolina Ferreira dos Santos e Héudia da Costa Monaco, duas estudantes negras que durante a graduação se depararam com uma baixa visibilidade do Movimento Negro dentro e fora do mundo acadêmico. Em parceria com o NEAB, busca-se construir uma rede de interlocução entre pessoas negras, discutindo questões de negritude, considerando suas influências na saúde mental e visando o fortalecimento da mesma, assim como, o autoconhecimento e autocuidado da tríade educação, saúde e arte. Com propósito de acolher, auxiliar e promover a representatividade de pessoas negras dentro da universidade, ao longo do ano serão desenvolvidas rodas de conversa, debates e palestras, oficinas, intervenções artísticas e um Saraufro.

PeriferiArte - EXTENSÃO

Tendo em vista que são vários os fatores que causam o processo de marginalização e que os indivíduos que compõem o conjunto de marginalizados não escolhem tal posição, a atividade pretende combater ou minimizar a marginalização, abrindo espaços de criação e expressão para adolescentes de comunidades periféricas através da arteterapia.
Serão promovidas oficinas e dinâmicas em grupo, perpassando por inúmeros segmentos com a finalidade de possibilitar momentos de reflexão, fortalecimento de vínculos, críticas sociais e entretenimento para posteriormente construir uma exposição dos trabalhos em uma feita cultura, mostrando a arte e resistência que parte das comunidades periféricas.

DivertePET - INTEGRAÇÃO

O Diverte-PET é uma atividade que foi sugerida pelos petianos com o objetivo de realizar momentos de descontração e confraternização, com atividades lúdicas, além de ser uma forma de poder lidar melhor com as dificuldades, as atividades diárias do curso e da vida pessoa de cada um. A cada mês será incluída na agenda um momento para deixar os dias mais leves, em que será possível conversar sobre coisas mais corriqueiras e melhorar a relação entre os membros do grupo. O encontro será incluído na AGENDA PET, de modo que outros PETs da instituição também possam participar.

Olimpíadas PET - INTEGRAÇÃO

As Olimpíadas PET têm como objetivo integrar os grupos PET da UFGD e oportunizar momentos que favoreçam a socialização dos grupos. Será organizado um torneio entre os grupos PET da instituição, que geralmente ocorro no primeiro semestre do ano. As modalidades de esportes serão: futsal, vôlei, queimada misto e truco misto.

Organização e realização do INTERPET - ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO

O INTERPET é um evento promovido anualmente pelos grupos PET da UFGD com a finalidade de apresentar as atividades desenvolvidas pelos grupos. O evento tem duração de dois dias e além da apresentação dos projetos, também é oferecido uma oficina aos participantes. Assim, espera-se que os petianos possam conhecer os projetos realizados pelos demais grupos e se possível, estabelecer parcerias de projetos entre áreas distintas ou planejar atividades de campo que agreguem os grupos.

Participação em Eventos do PET - ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO

O ECOPET é um evento anual dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Região Centro-Oeste. O encontro busca estimular o debate a respeito da educação superior e das ações desenvolvidas pelos grupos PET do Centro-Oeste no campo do ensino, da pesquisa e da extensão. O ENAPET é o evento nacional dos grupos PET, no qual são reunidas as propostas discutidas nos eventos regionais. Os encontros Regionais e Nacionais são eventos que têm o propósito de inovar e disseminar as iniciativas de excelência alcançadas pelos grupos PET.

Promoção de saúde mental no ambiente laboral - EXTENSÃO

A ação é uma parceria com os integrantes do projeto de extensão “Ouvindo quem cuida: ações de integração com terceirizados da UFGD”, de coordenação do prof. Marcílio do Curso de Ciências Sociais da UFGD. O PET Psicologia acrescentará ao projeto com os conhecimentos no que versa tanto a saúde mental como a saúde do trabalhador. As atividades compreenderão recreações, ideias e conversas que agregam conhecimento a esses trabalhadores e os temas serão definidos a partir da demanda trazida pelo grupo que será trabalhado em um encontro, a cada mês, ao longo do ano.

Papo PET PSI - ENSINO

Com o intuito de ampliar o conhecimento dos acadêmicos de Psicologia e de outros cursos, a atividade possibilita os acadêmicos a pensarem nas temáticas propostas e fazer uma Psicologia que dê suporte para diferentes demandas, buscando a mediação de saberes. Os encontros irão ocorrer uma vez por mês e será conduzido por profissionais distintos, dentre eles petianos egressos. Com isso, espera-se a formação acadêmica seja aprimorada e voltada para a formação de profissionais humanizados.

Participação em Eventos Institucionais - ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO

A UFGD estimula a participação e envolvimento dos grupos PET em eventos institucionais, tais como: Faculdades Abertas, UFGD na Praça e ENAPEX. As atividades são preparadas previamente em reuniões e as apresentações são no formato oral ou em banner. Assim, os petianos podem divulgar as ações de ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidas pelo grupo e oferecer uma maior visibilidade ao programa.

Recepção dos Calouros 2020 - ENSINO/EXTENSÃO

A Recepção dos calouros visa promover uma maior integração com os acadêmicos e professores do curso. Serão realizadas apresentações do Programa de Educação Tutorial e das ações desenvolvidas pelo grupo e ainda, será distribuído os materiais informativos, denominado “Manual do Calouro”, no qual possui informações sobre o Regulamento Geral de Cursos de Graduação da UFGD e o Projeto Pedagógico do Curso do Psicologia. Este ano a ação será realizada em parceria com o Centro Acadêmico, Atlética e Empresa Júnior de Psicologia com o objetivo de oferecer ainda mais informações aos ingressantes.

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Fronteira e Interculturalidade - ENSINO/PESQUISA

A atividade visa aproximar o grupo PET – Psicologia Conexão de Saberes com as questões da fronteira e interculturalidade, no qual os petianos participarão de grupo de estudos sobre saúde, legislação específica, cosmologia indígena e atuação do psicólogo na fronteira do Brasil-Paraguai. Junto com os alunos da pós-graduçã, os petianos poderão aprimorar um assunto que é pouco discutido nas disciplinas do curso de Psicologia. Com as discussões, espera-se que seja a barreira existente sobre as questões de diversidade e questões indígenas e fronteiriças próprias da Região da Grande Dourados seja amenizada.

Agenda PET-UFGD - EXTENSÃO

A Agenda PET-UFGD é uma ferramenta de divulgação e comunicação de informes sobre as atividades desenvolvidas pelos grupos PETs da UFGD. Por meio de redes sociais é disponibilizado um cronograma online com as atividades programas e desenvolvidas pelos grupos PET da instituição, de modo a tornar mais acessível a busca por atividades extracurriculares.

  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram