ATIVIDADES E AÇÕES
EM DESENVOLVIMENTO
Espaço Saúde/Saúde Mental - EXTENSÃO/ENSINO
Esta ação pretende, primeiro, produzir conteúdo para campanhas específicas visando à transmissão de informações e a conscientização a respeito de saúde mental, saúde feminina, saúde masculina e outros. A intenção é transmitir informações e conscientização, alinhando-se às campanhas apoiadas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Contudo é necessário que ações como essas ocorram de maneira periódica, buscando conscientizar as pessoas a respeito da importância que tem falar sobre saúde. Além disso, visa realizar encontros periódicos para tratar especificamente da saúde mental dos integrantes do grupo, em que a tutora, em um primeiro momento, acolhe as demandas de possíveis sofrimentos e desconfortos dos membros, para, posteriormente, se necessário, solicitar apoio das psicólogas da assistência estudantil da instituição.

Espaço saúde, 19 de fevereiro de 2025.
PrETeando - ENSINO/PESQUISA
Esta atividade já está sendo lançada há alguns anos e se configura como um espaço importante de reflexão para o fortalecimento de uma Psicologia Antirracista e contempla muito bem o que está previsto no Manual de Orientações Básicas (MOB) do PET, que estabelece que o petiano aprenda refletindo por meio de discussões de cunho sociais (sócio-políticos e culturais) assim como, levando em consideração as demandas levantadas nos eventos do programa (INTERPET, ECOPET e ENAPET) em 2021, se reconhece a importância e necessidade da discussão sobre relações raciais no interior do programa e dos grupos, tanto para o exercício da cidadania quanto para a formação dos petianos.

Art com o tema do PrETeando de 19 de março de 2025.
Participação em eventos do PET - INTERPET, ECOPET, ENAPET - ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO
Os encontros Locais, Regionais e Nacionais do PET são eventos preparados para o cumprimento dos principais propósitos da Educação Tutorial: inovar e disseminar as iniciativas de excelência alcançadas pelos grupos PET. Considerando que uma das exigências do programa é que o aluno apresente um trabalho em um evento por ano, o PET Psicologia - Conexão de Saberes pretende se organizar para participar dos eventos, para além do cumprimento desta exigência, mas para contribuir com a formação política e crítica do petiano, além de ser um momento importante para o envolvimento e engajamento em comissões como o Mobiliza PET, dentre outras.

Interpet, 21 de setembro 2024.

Petiano Cleverton Arruda apresentando um dos projetos do PETPsico no ENAPET de 2024.
De olho na PSI - ENSINO/EXTENSÃO
O 'De Olho na Psi' consiste em um quadro permanente do grupo e para 2025, em deliberação de reunião da Comissão de Apoio ao Curso de Psicologia, o grupo irá se encarregar de preparar e organizar as atividades do Curso para o evento "Faculdades Abertas", promovido anualmente pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFGD. Preparando-se assim para receber alunos do ensino médio da Região da Grande Dourados, apresentando o curso e a universidade, bem como suas oportunidades de ingresso e permanência. Este momento oferece aos visitantes uma visão detalhada sobre a estrutura dos cursos, as possibilidades de formação, as áreas de atuação profissional, as atividades desenvolvidas pela instituição e os auxílios de permanência. Com os estandes montados por cada curso, visitas guiadas e momentos de interação, busca-se esclarecer dúvidas e despertar o interesse dos alunos para o ingresso no ensino superior.

Petiana Allana Sobrenome conduzindo o estande de psicologia no faculdades abertas 2024
Planos de trabalhos/produções científicas - PESQUISA
Esta atividade possui caráter de pesquisa, com atividades que orientem sobre a escrita científica, visando preparar os petianos para a redação de documentos do âmbito profissional, bem como, para o ingresso na pós-graduação, na tentativa de garantir o que está estabelecido no MOB (2006, p. 5), que o programa "espera fomentar a formação de profissionais de nível superior, nas diversas áreas do conhecimento, dotados de elevados padrões científicos, técnicos, éticos e com responsabilidade social, nas diversas áreas do conhecimento, que consigam uma atuação no sentido da transformação da realidade nacional, em especial como docentes e pesquisadores pós-graduados em áreas profissionais".
Recepção de Calouros - ENSINO/EXTENSÃO
Visando realizar ações de fortalecimento e visibilidade do PET e promover uma maior integração junto aos acadêmicos e professores dos cursos de graduação, justifica-se a continuidade desta atividade, que consiste em realizar divulgações do grupo em diferentes frentes, com engajamento de professores do curso, graduandos e pós-graduandos. Neste sentido, a partir de 2021 o grupo instituiu mudanças importantes na ação, principalmente, pela preocupação do ingresso dos calouros nesta modalidade remota que não favorece o estabelecimento de vínculos e engajamento com o curso. Experiência que se pretende manter para os próximos anos, como uma recepção estendida ao longo do semestre e não resumida apenas à primeira semana de aula.
Papo PETPsi - ENSINO
A ação PAPO PETPsi preconiza ofertar por meio de ferramentas como minicursos, oficinas e podcasts conteúdos informativos teóricos e/ou técnicos da área, bem como, transversais, favorecendo assim, a interdisciplinaridade. A ação pretende ser uma ferramenta de auxílio e complementar ao plano curricular da graduação dos petianos e dos demais alunos do curso de psicologia. Para além do objetivo de ampliar a formação dos graduandos, está também a facilitação ao acesso de tais conteúdos, sendo assim, o Papo PETPsi se mantem de forma gratuita apara todos os graduandos.

Papo pet 2024, sobre psicologia do esporte com o convidado Nicholas R. Zanon.
DivertePET - INTEGRAÇÃO
O DivertPET é um quadro permanente do programa que objetiva a descontração e fomenta a fortificação das relações interpessoais e socialização do grupo, afim de melhorar a intensificar a comunicação e a colaboração dos petianos. Tudo isso se da através de dinâmicas recreativas e lúdicas. O caráter de ensino/extensão/pesquisa se estabelecem na medida em que a ação passa a fazer parte dos trabalhos apresentados, identificando pontos positivos e negativos da ação, mensurados e organizados em trabalhos científicos.
Avaliação e autoavaliação do grupo
O grupo PET Psicologia Conexões de Saberes sempre realizou a avaliação e autoavaliação do grupo, no entanto, iniciou o cadastramento como atividade no planejamento anual do grupo desde 2020, para que fosse possível, em momentos de avaliação formal do grupo, os avaliadores identificaram com facilidade este elemento valorizado nos instrumentos avaliativos do programa. Consideramos esta ação como pertencente à tríade, pois a partir dela, novas ações são propostas, fragilidades são identificadas e estratégias de empoderamento são desenvolvidas, além de ser tema de trabalhos científicos apresentados pelo grupo.
Grupo de Estudos sobre Fronteira, Violência, Gênero - ENSINO
Nos últimos anos, o grupo PET Psicologia/Geografia/ Ciências Sociais vêm debatendo temas interdisciplinares importantes nos âmbitos local, regional, nacional e até internacional, temas que valorizam a fronteira, populações indígenas, racismo e antirracismo, violência de gênero, dentre outros. Este grupo de estudos, propõem a continuidade do debate destas temáticas, dentre outras que a Psicologia e as Ciências Humanas vem sendo convidada a debater e dialogar, e é desta atividade saem os temas das pesquisas coletivas e individuais dos petianos.
PeriferiArte - ENSINO/EXTENSÃO
Esta atividade se justifica para que pessoas em situação de vulnerabilidade, que muitas vezes se encontram à margem da sociedade, transitando na periferia, possam se beneficiar do recurso artístico de expressão, visto que a arte se configura como importante ferramenta de manifestação psíquica, autoconhecimento e expressão artística. Além disso, nem todos têm acesso a este tipo de recurso, para lhes ajudar na expressão de sentimentos e emoções, integrando linguagens, permitindo a abertura de um espaço para a manifestação de uma imagem significativa do indivíduo, a partir de conteúdos simbólicos.
Olimpíadas PET - INTEGRAÇÃO
O Grupo PET Psicologia realizou duas edições das Olimpíadas-PET em 2018 e 2019, e considerando que a proposta foi bem avaliada com indicativo de continuidade, havíamos lançado no planejamento anual de 2020, no entanto, não foi possível realizar frente à imposição do distanciamento social pela pandemia da COVID-19. Em 2023, com a flexilização das medidas sanitárias e a possibilidade de maior segurança na realização de atividades coletivas de contato, com todos os alunos vacinados, propomos o retorno da atividade, bem como, a importância da proposição e realização de atividades que favoreçam a integração entre os grupos PET da instituição. A carga horária prevista compreenderá a realização dos treinos e o torneio entre as equipes.
Agenda PET - INTEGRAÇÃO
Em 2023, apostando em uma parceria com o Grupo PET Alimentos, a presente ação coletiva, se configura como uma importante ferramenta de divulgação e comunicação de informes sobre as atividades desenvolvidas pelos grupos PET's da UFGD, por meio de redes sociais (Facebook e Instagram), oferecendo disseminação de informações. Dessa forma, as ações petianas podem ser centralizadas em um único meio de comunicação, se tornando assim, mais acessíveis e conhecidas por toda a comunidade acadêmica, não ficando restritas aos petianos e/ou aos universitários do curso no qual pertence o grupo PET.
Práticas Extensionistas entre os grupos PETs - EXTENSÃO
Implementar práticas de extensão que integrem os conhecimentos dos grupos PETs da instituição, levando ações conjuntas para as comunidades. Nesse contexto, busca-se identificar demandas específicas das comunidades a serem visitadas, analisá-las e oferecer propostas de intervenção. Os grupos colaborarão compartilhando seus conhecimentos em equipes a fim de atender às necessidades das comunidades e enriquecer suas vivências por meio do aporte de saberes universitários.